quinta-feira, 9 de maio de 2013

Loucura


O mais importante no futebol não é a bola e o que se faz com ela.
A questão maior, o maestro, a estrela do espetáculo e tão somente o campo.
Grama, terra, propriedade. Está em jogo o nosso lugar na Terra.
Pega-se um terreno, divide-se em 2 e dá-se uma metade para cada time.
A sorte democrática da moeda determina quem é a peça branca desse xadrez.
Uma vez determinado quem inicia o movimento os times fazem seu melhor.
Selecionam 11 representantes e delegam um lugar e uma função para cada um.
A cada jogador de linha é confiada exatamente a décima parte da metade do terreno.
Os jogadores juntos controlam uma metade do terreno, exatamente como os adversário.
O objetivo do time é conquistar todo o terreno.
O objetivo do jogador é se articular com seus colegas,
juntar forças para tomar cada décimo de pedaço de terra do rival.
O gol é uma arca de ouro delicada, defendida pelo mais nobre dos escolhidos.
A bola é uma bandeira incontestável, meritocrática,
quando cravada no coração de um time, é o fim de uma batalha.
O gol é seu próprio rival entrando em suas terras, queimando suas casas,
raptando suas mulheres e cooptando suas crianças.

terça-feira, 7 de maio de 2013

A Revolução não Será Televisionada


Você não será permitido de ficar em casa, irmão
Você não poderá se ligar na telinha, desligar a mente e apagar durante o filme que vem depois
Você não será permitido de perder a linha na maconha e chapar,
Ou escapulir durante os comerciais pruma cerveja
Porque a revolução não será televisionada

A revolução não será televisionada
A revolução não será trazida até você pelo Itaú
A revolução não trará imagens do Lula viajando de boné
E dando outra entrevista dizendo não saber de nada
Trazendo consigo Gil, Sarney e qualquer outro picareta
Pra consumir uma cultura pasteurizada roubada dos santuários do subúrbio
A revolução não será televisionada

A revolução não será trazida até você direto do Parque do Ibirapuera
Não será na Praia de copacabana e nem no Riocentro
A revolução não terá mulheres de biquinis ou homens sem camisa
A revolução não terá as vinhetas hipnóticas da MTV
A revolução não fará você parecer cinco quilos mais gordo
Porque a revolução não será televisionada, irmão

Não haverá imagens de você e Luciano Hulk ou Celso Portioli ou Gugu
Comprando coisas novas e surreais para a sua casa morta
Tentando te empurrar mobília fraca das Casas Bahia
Nem o G1 ou o R7 será capaz de prever o vencedor
Ou dar o giro de notícias ao vivo pela cidade
A revolução não será televisionada

Não haverá fotos da tropa de choque descendo o cacete
Nem da PM trocando tiro nas favelas
Não haverá fotos da tropa de choque descendo o cacete
Nem da PM trocando tiro nas favelas
Também não vai ter imagens da Regina Casé dizendo
Como a vida vai ficar boa no subúrbio
Não veremos dicas de como ficar bem na revolução
Trazida pela Ana Maria Braga ou CQC com todos vestindo roupas prórpias,
Não haverá humor de stand-up nem de auditório
Com piadas que vinham guardando pra ocasião certa

Brasileirão, Liga dos Campeões e UFC não terão mais tanta relevância
Mulheres não ligarão se Ross fica com Rachel ou com o próximo país do Oriente
A ter a imagem explorada e vendida na nova novela das 9
Porque os suburbanos estarão nas ruas lutando por dias melhores
A revolução não será televisionada

Não haverá plantão Globo, revelação bombástica na Luciana Gimenez
Não será lição de vida vinda do Dr. House
A música tema não será feita pelo Caçulinha ou pelo Sexteto do Jô,
Nem tocada na MTV nem cantada pela filha da Elis Regina
Não terá Ivete, Luan Santana ou cópias mal feitas de country music
A revolução não será televisionada

A revolução não virá logo em seguida após uma mensagem
De ressaca zona sul, violência zona sul ou pessoas da zona sul
Ninguém precisará se incomodar com o elefante branco na sala de estar
O mosquito da dengue no quarto ou a bala perdida na parede
A revolução não vai ficar legal com Dolly nem com Brahma
A revolução não vai equilibrar seu Ph vaginal
Nem vai matar os germes do seu filho sujo
A revolução vai colocar você na casa grande

A revolução não será televisionada, não será global,
não será TV IURD, não vai ser seriado da Warner,
nem filme do Estação, nem enlatado de Telecine,
A revolução não vai ter reprise na TV a cabo, irmãos
A revolução será AO VIVO

domingo, 5 de maio de 2013

Toda crueldade vem da fraqueza


Esse lance de vilão de desenho sempre falar muito, por exemplo. Quinze episódios explanando suas intenções. Quando encontra o herói fica explicando seu plano diabólico, cada detalhe muita chatice, e sempre se justificando. É vingança, é ressentimento, sofreu bullyng na infância e agora tem raiva do mundo (sdds Carminha), enfim. É chato, muito chato. Porque no fundo a gente sabe, se é falador passa mal. Só o erro e a crueldade precisam ser justificados.

Herói então não é necessariamente o mais forte, nem o mais inteligente, nem o da espada, nem o de fogo, o de gelo, o do arco e flecha. Herói é só o sujeito que liga o FODA-SE pros medos e manias e fraquezas do inimigo. É o poder que vem da vontade, de querer superar os defeitos do vilão. Que, na real, são seus próprios medos e manias e fraquezas.

Ser humano é tudo igual.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

terça-feira, 30 de abril de 2013

Empreender

Empreender, produzir, comandar, dirigir nada mais é que ser um artesão do tempo e do espaço.
Pega-se um local onde nada iria acontecer numa data em que todos querem fazer algo
E transforma-se o tempo e o espaço
Faz-se com que o espaço acolha as memórias dos convidados
Faz-se com que os convidados acolham o espaço no tempo que têm
E a partir disso a vida de espaço e convidados nunca mais será a mesma

Se um evento não provoca mudanças não vale a pena nem sair de casa.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Meditação

Não faço parte da humanidade.
Não estou na internet, conectado numa rede de fractais.
Não estou sob a bandeira de nenhuma nação, cidade ou time.

Também não vejo meus diferentes.
Não vejo tropas, populações nem torcidas.
Tenho certeza de que não há nada fora de mim.

Minha voz é silêncio.

Minha respiração vai se apaziguando, como se meus pulmões não quisessem mais contribuir para agitar o ar ao meu redor.
Lentamente, a brisa vai indo mansa, só pra manter viva a brasa do viver.

Meus desejos não ardem em combustão.
Não quero batismo de fogo.
Não penso em poder.

Não tenho sexo, não tenho dilemas, não tenho emoções.
Não escolho lados, sigo um caminho só.

Sou apenas eu, apenas exisitindo.

Não represento filosofia, religião ou ética.
Não sigo leis, nem estatutos, nem ordens.
Não estou do lado de ninguém.

Ninguém tem lado. Não vejo bem ou mal.
Não vejo ninguém.

Minha voz é silêncio.

Minha respiração, uma brisa, me deixa sentir a poeira baixar.

Meu fogo já não é nada além de brasa.
Minhas vontades, meus planos, minhas metas não mais me consomem.

Não preciso me completar em outra metade.
Não tenho opostos nem iguais.

Sou apenas eu, apenas meu corpo existindo.

...

Aos poucos, vou me desligando de tudo.
Não penso
Não vejo
Não falo.
Meu coração só bombeia sangue
Não tenho vontades
Não tenho movimento

Sou apenas.
Como um hierofante de férias, uma pedra sem caminho.

terça-feira, 3 de julho de 2012

O tempo não é ilusão. O tempo é nossa única realidade, todo o resto é ilusão.
Não há movimento sem ritmo, não há som sem movimento.
A Música é a ciência do inequilibrável.